FÍSICA - Indução eletromagnética

Voltar

Questão 1

Em determinada região, existe um campo magnético  width=  cuja intensidade inicial é 5 T. Uma espira circular de área 0,4 m² encontra-se nessa região, conforme mostra o esquema.

Após 5 s, a intensidade do campo magnético aumenta para 7 T.

 width=

 

A) 0,32 V.

B) 2 V.

C) 0,16 V. 

D) 2,56 V.

E) 0,84 V.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 2

Um fio retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i = 8 A. Sabendo que  width= qual é o vetor indução magnética em um ponto situado a 20 cm da lateral deste fio?

A) 8 · 10–6 T.

B) 4 ∙ 10–6 T.

C) 80 ∙ 10–6 T.

D) 8 ∙ 10–7 T.

E) 4 ∙ 10–7 T.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 3

O fluxo magnético através de um gerador é 40 Wb. Quando a corrente que produz este fluxo é interrompida, o fluxo cai a zero no intervalo de tempo de 2,0 ms. Determine a intensidade da força eletromotriz média induzida nesse gerador, em volts.

A) 20.000 V.

B) 500 V.

C) 80 V.

D) 0,08 V.

E) 20 V.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 4

Quando um veículo é ligado, existe no motor um sistema de velas que precisa produzir faíscas para que o combustível seja queimado e o veículo consiga andar. No sistema de ignição de um veículo, para produzir essa faísca, é a bobina de ignição que aumenta de 12 V para um valor mais elevado que produza o processo da faísca. Para o funcionamento dessa bobina existe um enrolamento de um fio com poucas voltas e mais grosso, chamado primário, ligado a um enrolamento mais fino com milhares de voltas, chamado de secundário. A relação entre esses enrolamentos determinam a tensão que sai para a vela.

Por exemplo, se o enrolamento primário tiver 20 voltas de fio e o enrolamento secundário 20 000 voltas, a tensão ficará multiplicada por 1 000.

 width=

                                   O funcionamento do transformador.

 

Na figura acima temos no enrolamento primário 100 voltas com 12 V. Qual é o número de voltas (N) fornecida pelo secundário para obter 12 000 V?

A) 1 000 Voltas.

B) 10 Voltas.

C) 12 000 Voltas.

D) 100 000 Voltas.

E) 1 200 000 Voltas.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 5

A radiação está presente no nosso cotidiano sendo utilizada para o benefício dos seres vivos, apesar de muitos acreditarem no contrário. As radiações são ondas eletromagnéticas que liberam energia ao interagirem com um material. Apesar de alguns efeitos nocivos, a radioatividade está presente em muitas áreas, principalmente na medicina e na agricultura.

Na cintilografia, por exemplo, o radiologista poderá determinar o nível e a localização das radiações emitidas pelos isótopos, após o paciente receber uma dose de material radioativo. As radiações beta  width= ou gama  width=  incidem sobre filmes fotográficos, e refletem imagens do órgão que se pretende estudar. 

A radiação é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte.

Quanto à interação da radiação emitida pelo espectro eletromagnético, temos aquela que arranca elétrons da matéria (ionização) e aquela que não arranca elétrons dos átomos. Os nomes dessas divisões (tipos) de radiações é, respectivamente:

A) ionizante e ultravioleta.

B) ionizante e raio X.

C) beta e calor.

D) ionizante e não ionizante.

E) visível e não visível.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 6

No motor de um automóvel, moto ou caminhão existe uma bobina de ignição que funciona elevando a tensão que sai da bateria (12 V) para uma tensão bem mais elevada causando a faísca na vela. A bobina funciona com uma tensão muito elevada e só ocorre com a indução da mesma. A indução de uma alta tensão na bobina só ocorre em dois momentos: no momento em que o circuito é fechado e no momento em que o circuito é aberto. O platinado faz esse trabalho funcionando com uma chave que liga e desliga a corrente. Abrindo e fechando, ele determina então o instante em que a alta tensão é gerada e a faísca produzida na vela.

Para que ocorra indução na bobina e ela funcione é necessário que a corrente elétrica:

A) seja muito pequena para não haver faíscas.

B) deve ser alternada, para que tenha variação no fluxo de energia.

C) deve ser contínua para produzir uma faísca de fluxo contínuo.

D) deve ser alternada para não danificar o circuito.

E) deve ser contínua para produzir grandes tensões.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 7

O primeiro forno de micro-ondas foi patenteado no início da década de 1950, nos Estados Unidos, pelo engenheiro eletrônico Percy Spence. Hoje os fornos de micro-ondas se tornaram mais práticos e eficientes do que os desenvolvidos nos anos 1970 e ganharam grande popularidade, sendo amplamente utilizados em residências e no comércio. Um forno de micro-ondas é projetado para transferir energia para os alimentos que necessitamos aquecer ou cozer. Ele utiliza um processo no qual as moléculas de água do alimento começam a vibrar, produzindo o calor necessário para o cozimento ou aquecimento. A frequência de ondas produzidas pelo forno é da ordem de 2,0 · 109 Hz, que é igual à frequência própria de vibração da molécula de água. Sendo a velocidade da luz 3 · 108 m/s, determine qual é o processo no qual as moléculas vibram na mesma frequência e o comprimento das ondas do forno.

A) Reflexão e 0,15 cm.

B) Ressonância e 10 cm.

C) Refração e 6 cm.

D) Ressonância e 15 cm.

E) Reflexão e 60 cm.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 8

(UFPR) Uma das maneiras de gerar correntes elétricas é transformar energia mecânica em energia elétrica através de um gerador elétrico. Em uma situação simplificada, dispõe-se de ímãs para produzir o campo magnético e de uma bobina formada por 10 espiras circulares com 10 cm de diâmetro montados conforme a figura a seguir.

 width=

A bobina está presa a um eixo que passa pelo seu diâmetro e gira com velocidade constante de 2 rotações por segundo. A bobina possui dois terminais que permitem o aproveitamento da energia elétrica gerada.

Num dado instante, as linhas do campo magnético atravessam perpendicularmente o plano das espiras e o fluxo magnético é máximo; após a bobina girar 90° em torno do eixo, esse fluxo é zero.

Considere que na região da bobina o campo magnético é uniforme, com módulo igual a 0,01 T e orientado conforme indicado na figura. Determine a força eletromotriz média induzida na bobina ao girar 90° a partir da situação de máximo fluxo.

A) · π · 10-4 V

B) · π · 10-3 V

C) · π · 10-3 V

D) 200 · π · 10-6 V

E) n.d.a

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 9

Os vaga-lumes e algumas espécies de besouros possuem enzimas, chamadas luciferases, que conferem a eles a capacidade de emitir luz fria e visível. Essas enzimas permitem aos vaga-lumes emitir luz verde-amarela ou vermelha, de acordo com o pH, a temperatura ou a presença de materiais pesados presentes no ambiente em que estão.

Sabe-se que um dos motivos dessa mudança de cores se dá nas cargas elétricas opostas que ocorrem entre aminoácidos dessas enzimas. No estudo das cores e da luz, quando a luz emitida, verde ou vermelha, passa do ar para um material transparente (prisma), algumas das grandezas associadas às ondas também se alteram. Qual seria a diferença física nas ondas eletromagnéticas produzidas por essas cores ao passar pelo prisma?

A) Altera sua velocidade e mantém o comprimento e a frequência.

B) Mantém a velocidade e altera o comprimento e a frequência.

C) Mantém a frequência e altera o comprimento e a velocidade.

D) Mantém o comprimento e altera a velocidade e a frequência.

E) Altera o comprimento e mantém a velocidade e a frequência.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 10

(Unesp) Parte de uma espira condutora está imersa em um campo magnético constante e uniforme, perpendicular ao plano que a contém. Uma das extremidades de uma mola de constante elástica k = 2,5 N/m está presa a um apoio externo isolado e a outra a um lado dessa espira, que mede 10 cm de comprimento.

  width=

Inicialmente não há corrente na espira e a mola não está distendida nem comprimida. Quando uma corrente elétrica de intensidade i = 0,50 A percorre a espira, no sentido horário, ela se move e desloca de 1,0 cm a extremidade móvel da mola para a direita. Determine o módulo e o sentido do campo magnético.

A) 0,50 T, sentido é perpendicular ao plano da página saindo dela.

B) 0,50 T, sentido é perpendicular ao plano da página entrando nela.

C) 0,50 T, sentido é transversal ao plano da página saindo dela.

D) 0,50 T, sentido é transversal ao plano da página entrando nela.

E) n.d.a

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."
Questão 11

(UFC-CE) Analise as afirmações abaixo em relação à força magnética sobre uma partícula carregada em um campo magnético.

I. Pode desempenhar o papel de força centrípeta.
II. É sempre perpendicular à direção de movimento.
III. Nunca pode ser nula, desde que a partícula esteja em movimento.
IV. Pode acelerar a partícula, aumentando o módulo de sua velocidade.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente II é verdadeira.

B) Somente IV é verdadeira.

C) Somente I e II são verdadeiras.

D) Somente II e III são verdadeiras.

E) Somente I e IV são verdadeiras.

Publicidade

Resposta
"Tem dúvidas! Entre em uma conta."

Voltar

Calculadora